domingo, 7 de novembro de 2010

O trem e a roda


Hoje andei de trem pela primeira vez! Foi uma experiência muito interessante, um pouco como quando se é criança, sabe? Há uma intensidade diferente até mesmo nos pequenos acontecimentos. Não é só um outro meio de transporte, até a nossa percepção é convocada de outra maneira, os sons são diferentes, a velocidade, a paisagem. Gente, e a movimentação dentro do trem? Vende-se de tudo, desde bala até dvd do pastor alguma coisa, o ex-diabo loiro (rsrsrs)!!! Adorei andar de trem!
Na verdade, hoje usei praticamente todos os meios de transportes terrestres possíveis: andei de ônibus, trem, carro, metrô e van! Pra que isso tudo? Para ir de Niterói até Campo Grande. Olha, é realmente uma viagem. Admiro as pessoas que precisam fazer esse trajeto todos os dias. 
O que eu fui fazer em Campo Grande? Supervisão. Encontrar minha roda de supervisão, o GIRA. Engraçado, pois roda combina muito bem com todo esse papo, né? Pois é, a roda me pôs em movimento. Me fez começar a conhecer o Rio, a experimentar outras formas de me locomover. Nesse percurso experimentei várias linhas que cruzam por esse território, as do ônibus, do trem, do metrô; tive que fazer conexões entre esses trasnportes diferentes, traçando um percurso, uma trajetória para chegar onde pretendia...
Não fiz isso sozinha, uma amiga me acompanhou. Compartilhamos o nosso desconhecimento do caminho, de como era andar de trem no Rio e de metrô em qualquer lugar. E chegando em nosso destino também pudemos ouvir como tinha sido o percurso que as outras pessoas traçaram para estarem ali.
Durante a supervisão fizemos o mesmo. Compartilhamos nossos afetos, nossas dúvidas, nossos planos, nosso delicioso lanche. Percorremos as linhas de vários territórios, traçando um mapa, que vai se fazendo a partir da nossa experimentação, da nossa vivência e que compoe um território comum, que ao mesmo tempo que estamos vivendo, estamos construindo.
Hoje fiz uma viagem. Uma viagem não apenas geográfica, mas uma viagem afetiva, intensiva. E foi incrível!!!

3 comentários:

  1. que alegria poder acompanhar esse movimento também na sua escrita!!! eu tbm tenho um blog, não escrevo a muito tempo e lendo o seu post hj me deu vontade de voltar a escrever. Mas não aquela coisa de "ter que escrever", como vc disse qd o super ego manda... mas simplesmente um desejo, uma forma de expressão, uma forma de mudar de ritmo. Este ano tbm andei de trem, é incrivel mesmo, fui para Engenho de dentro para o Hospital psiquiatrico nise da silveira. Acho que a roda nos deixa mais sensível, o que gira ali é mt afeto né?!... ontem encontrei luara depois do GIRA, dava para sentir a intensidade do dia.
    :)
    um beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Ah, que belas palavras...a sensibilidade com que as mesmas foram escritas dizem muito de vc: pura emoção!
    Também amei o nosso encontro, muito bom. Estamos produzindo encontros potentes! Vc é um encanto! ;)
    Super bj e obrigada por compartilhar uma das coisas mais importantes comigo: "o cuidado de si"

    ResponderExcluir
  3. Camilinha! Minha parceira... Adorei o post, viajei em suas palavras, lembranças do nosso encontro retornaram. Aliás esse gira em Big Fild, foi não só a abertura da minha morada, mas a possibilidade de dividir, sem dúvida di-vi-dir.
    Foi muito bom! Obrigada Grupo Itinerante Rizomático Afetivo!

    ResponderExcluir