sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Flores e amizades insuspeitadas


Ando me surpreendendo com minhas mais recentes amizades. O que há de tão surpreendente? Não sei. Talvez seja o inesperado. Não podia esperar que as faria. Por quê? Porque elas nasceram sem que eu percebesse que as estava gerando. Como assim? Sempre tive a idéia de que é preciso cultivar as amizades. De que elas são como flores que precisam ter suas sementes plantadas, regadas até que brotem. O que venho descobrindo é que podemos fazer isso sem nem mesmo perceber. E que essas flores nascem em lugares que nem esperávamos. De onde vêm essas amizades? De dividir as horas de uma tarde durante a supervisão? De compartilhar uma mesma afinidade teórica? De fazer análise com a mesma terapeuta? De ter o mesmo estilo de trabalho? De tudo isso junto ou de nada isso? Não sei... Só percebo que aquela moça que esteve desde o começo na mesma turma da faculdade, que até tinha amigas em comum comigo, mas sempre foi apenas uma colega, agora se tornou outra coisa, rimos juntas, sabendo que também há espaço pro choro se preciso. A menina bonita que eu vejo passar, mas que não sei nem o nome, de repente se chega, tem um jeito doce, que cativa, e quando a gente percebe não quer mais que ela se afaste, sente falta da presença dela em outros lugares, fica “guardando sua vaga”. A magrinha, que sempre chora quando vai falar na supervisão, que parece ter um estilo diferente do meu, mas acaba virando parceira de trabalho, companheira dos afetos (seja nas angústias ou nos bons encontros), de criação. Essas flores são apenas exemplos... Há outros tantos, que pareciam distantes, diferentes de mim, mas que hoje fazem parte do meu trabalho, da minha escrita, da minha vida. A gente às vezes tenta controlar tanto as coisas que já de antemão faz uma lista decidindo as características de quem pode ser nosso amigo. Estabelecemos critérios como verdades absolutas e quem não se encaixa, não serve! Acabamos nos esquecendo da beleza que são flores nascendo em terra seca, ou na beira de uma estrada, em meio ao concreto. Esquecemos que do inesperado sempre vem maravilhas. Nunca suspeitei que faria amizade com algumas pessoas, que gostaria de tê-las fazendo parte de minha vida. Viver isso tem sido fantástico: um jardim florido e colorido, que não sabia que estava plantando, mas que ficarei imensamente feliz de cuidar!

3 comentários:

  1. Camila! me senti diretamente nesse texto! que alegria!!! obrigada pelo carinho! tua amizade tb foi uma grande surpresa! Obrigada por essa abertura!
    Bjs mil!!!

    ResponderExcluir
  2. ohhh moça! que lindo! a gente segue cultivando flores juntas! vou fazer uma flor para vc!!!!!!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo mesmo Camila!!
    A beleza das flores é elas nascerem nos lugares mais inesperados mesmo! De repente um cantinho esquecido é iluminado com um pequenino ponto de cor e luz!
    beijo grande

    ResponderExcluir