quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Num piscar...

Assim como no final do ano passado, resolvi sentar e escrever sobre esse ano que termina, mas antes resolvi ler o que havia escrito aqui no blog sobre 2010. Minha surpresa foi descobrir que meu texto começava falando das mesmas coisas que queria comerçar falando neste texto aqui!
Queria falar de como o ano passou num piscar de olhos, como se no mesmo segundo fosse dezembro de 2010 e já dezembro de 2011... Mas dizer também que mesmo com tudo acontecendo tão rápido, tanto se passou que parece que todo uma eternidade coube nesse ano, e acontecimentos que se deram logo ali parece que já se passaram há tanto tempo!
Parando para pensar chego a conclusão de que essa é uma sensação - da rápida passagem do tempo - que tem nos acompanhado cada vez mais (embora não seja uma novidade). Os dias são sempre poucos para darmos conta do que temos que dar conta, e quando vemos estamos vivendo nessa corrida maluca. Só que quando nos detemos nos instantes, nas marcas do que vivemos, tudo pode ganhar mais cor, mais duração, e aí nos espantamos com a intensidade da vida que vivemos e muitas vezes não percebemos. 
Também fiquei pensando nessa nossa história de marcar a passagem do ano... Ultimamento ouvi algumas pessoas falando disso: "como se tudo fosse mudar de repente, a vida continua!",  coisas do tipo... Num primeiro momento, tem que se concorda, é isso aí mesmo! Mas pensando mais um pouquinho... fazemos com o ano o mesmo que fazemos com várias coisas na vida, criamos esse "território temporal", onde colocamos planos, desejos, expectativas, receios, alegrias, dúvidas, enfim...
Pensar na vida como um fluxo, constante, infinita, ilimitada, é tão grande, né? Viver pensando nesses termos pareceria... sei lá! Então construímos essas ilhas, espaços em que podemos nos sentir mais seguros. Esses espaços tem tantos tamanhos e formas, que não dá nem para contar, o ano é só mais um deles. Mas eles são importantes, eles têm sentido e ajudam a dar sentido.
Agora que um desses anos termina a hora é mesmo de parar e pensar naqueles desejos, esperanças, medos, planos, alegrias, surpresas que o fizeram. Também é hora de dar uma olhada no "estoque" e tirar de lá tudo que tem a etiqueta "2012". O que foi bom nesse ano, não tem problema nenhum em que se permaneça, mas o que não foi, também não vai fazer mal nenhum em se acabar junto com 2011.
Nesse momento, só podemos imaginar como será, pois o anos só se faz no momento em que se faz. Vamos então ficar na torcida, para que consigamos piscar um pouco mais devagar, para que a corrida seja um menos maluca, para que os momentos possam durar mais, serem mais saboreados, que ganhem um gosto de vividos plenamente.

2 comentários:

  1. as vezes nao da pra ide devagar

    cada dia mais nos pedem pressa né?


    ah li seu texto mas achei dificultoso com essas cores no fundo
    so opiniao bjus

    ResponderExcluir
  2. valeu pela opinião, tava na dúvida sobre as cores, vou ver o q faço...

    ResponderExcluir